O computador faz parte da vida do homem moderno. Está presente nos mais variados lugares e ambientes. Pode-se dizer que não vivemos mais sem o computador. Ele já faz parte de nossa vida. Com a chegada dessa impressionante máquina tudo se torna mais rápido e entramos na era da informação automática, on-line. Podemos definir o computador como uma máquina capaz de fazer o tratamento automático de informações ou seja o processamento de dados. Ele conecta pessoas, países. Através do computador podemos nos informar, trabalhar, jogar, comprar, pagar contas, conhecer pessoas, explorar o mundo!
Alguns exemplos de computadores:
Alguns exemplos de computadores:
DESKTOP
SUPER COMPUTADOR - NASA
NOTEBOOK
1. Partindo dos seguintes questionamentos:
O que é informação?
O que é computador?
O que é processamento de dados?
2. Faça uma pesquisa na Internet. Monte a linha do tempo. Procure saber desde quando nós, seres humanos, buscamos processar dados (se essa necessidade é recente ou não). Monte a linha do tempo com figuras das engenhocas criadas para processar dados até chegarmos aos computadores atuais. Monte também a linha de evolução dos computadores partindo da década de 40 do século XX até os dia de hoje.
3. Como você imagina que será a informática e os computadores no futuro? Em sua opinião a tecnologia estará mais avançada?
4. Destaque algum novo conhecimento que achou interessante, alguma curiosidade. Por exemplo: você achou interessante o processo de criação das primeiras calculadoras.
Para fazer a pesquisa na Internet, utilize um dos sites de busca descritos abaixo:
A tarefa é individual. Cada um deve pesquisar sobre o assunto e elaborar uma apresentação no Power Point contendo informações relacionadas as quatro perguntas descritas acima.
Crie no máximo 5 slides. Salve o trabalho pronto em um pendrive como o nome webquest_info e traga na aula até 20/04/11 ou envie o arquivo por email para roberto@umaescolacompleta.com.br
Use a criatividade, procure figuras na Internet, gifs animados e insira em seus slides. Utilize todos os conhecimentos que você já adquiriu para criar os slides. Não esqueça de aplicar efeitos de animação nas figuras e textos, não exagere!
Crie no máximo 5 slides. Salve o trabalho pronto em um pendrive como o nome webquest_info e traga na aula até 20/04/11 ou envie o arquivo por email para roberto@umaescolacompleta.com.br
Use a criatividade, procure figuras na Internet, gifs animados e insira em seus slides. Utilize todos os conhecimentos que você já adquiriu para criar os slides. Não esqueça de aplicar efeitos de animação nas figuras e textos, não exagere!
Em vista da concretização do trabalho proposto, apresento alguns links de sites úteis para a elaboração da tarefa.
A apresentação eletrônica (slides) deverá ser entregue ao professor na aula de informática (até 20/04/11). Cada um vai contar algum novo conhecimento que achou interessante. Por exemplo: você achou interessante o processo de criação das primeiras calculadoras, sendo assim apresenta à classe suas impressões sobre o assunto.
Cada aluno deverá entregar também um relatório final sobre o assunto (até 20/04/11). Nesse relatório (1 folha digitada), você poderá descrever como se deu a confecção do trabalho, qual novo conhecimento adquiriu e o que achou da tarefa.
Essa webquest irá contar 03 pontos na nota final do primeiro bimestre. Sendo 2 pontos relativos a entrega da apresentação (slides) e 1 ponto relativo ao relatório digitado.
OBS: os outros 7 pontos serão obtidos na avaliação do 1º bimestre, sobre o conteúdo visto até agora nas aulas, ou seja, aquilo que está em nosso livro virtual.
OBS: os outros 7 pontos serão obtidos na avaliação do 1º bimestre, sobre o conteúdo visto até agora nas aulas, ou seja, aquilo que está em nosso livro virtual.
Através desta WebQuest, vocês tiveram a oportunidade de explorar a Internet e nela adquirir novos conhecimentos a respeito do surgimento da informação e dos computadores. Após a realização desta tarefa proposta, certamente vocês aprenderam mais sobre como surgiu o computador e puderam perceber o quanto a informática evoluiu nesses anos todos. Durante o nosso curso, estaremos utilizando, se possível, em outras oportunidades a proposta educativa da webquest para adquirir outros conhecimentos a respeito dessa ciência tão importante chamada informática.
Autoria: Roberto Angelo Machado
Professor de Informática
Tecnólogo em Processamento de Dados
2011
E aí pessoal o q vcs acharam da tarefa?
ResponderExcluirGostaria de saber a opinião de vcs, ok.
Até mais, prof. Roberto.