Capítulo 3 - A religião liberta? p.32 (9º ano)
Religiosidade e religião são palavras com significados diferentes. Religiosidade é a dimensão do ser humano pela qual ele experimenta o lado espiritual e transcendente da vida, este é um entre outros significados desta palavra.
Uma pessoa pode não participar de nenhuma religião e ainda assim continuar sendo religiosa, isto porque a religiosidade é inerente ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWT2aVlBGyPVres4uKS_x4iTr-2rORtN7wDL4B7wXQpX0N69Lidy-CQIogfbeSuIyutmy4FSaYoeD2rhv2yMiFOiVLJ5zLMsBptFT9WFX4XymyuQG1jHWmKtjEcfXH54Ktxvca_SSvSQ/s1600/ACPA049+-+C%C3%B3pia+-+C%C3%B3pia+-+C%C3%B3pia.jpg)
Religião é uma palavra que vem do latim “religio” e significa "ligar a", "unir" ou "juntar". Logo, religião significa ligar o ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente ou imanente.
Pode-se dizer que religião é o encontro do ser humano com o sagrado.
Religião é também a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrado e normas éticas de conduta.
Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos.
A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.
Fonte: Blog Ensino Religioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário